O Sonho de Madeline
(Os comentários abaixo visam explicar a segunda parte do vídeo acima: O Sonho de Madeline, a partir de 24:40)
(Os comentários abaixo visam explicar a segunda parte do vídeo acima: O Sonho de Madeline, a partir de 24:40)
Pela perspectiva gestáltica, existem 3 níveis de experiência: imaginar, representar e fazer.
A PNL, muitas vezes, trabalha com o imaginar, o fantasiar, o uso da mente através da criação de cenas internas utilizando os sistemas representacionais.
Já a Gestalt, visa trabalhar com o representar em si, o atuar de forma psicodramática.
E o que seria a atuação de forma psicodramática?
Primeiramente, é necessário considerar que Frederick Pels, "descobridor" da Gestalt-Terapia, herdou técnicas de outra teoria de psicologia chamada PSICODRAMA, criada por Jacob Levy Moreno.
Explicando de forma rápida e simplista, a principal técnica de Moreno era o uso da representação teatral para que o seu paciente tomasse consciência de si e das outras pessoas envolvidas numa situação problemática.
Por exemplo: Oliver tem um problema com seu chefe.
Na representação psicodramática, Oliver precisaria reviver o conflito com seu chefe, aqui-agora, no presente e interpretar tanto a si mesmo quanto a seu chefe dentro da situação onde eles têm um determinado conflito. Essa representação onde o indivíduo deve atuar sozinho, interpretando tanto a si mesmo quanto a outros "personagens" da cena é chamada de MONODRAMA.
Voltando para a Gestalt-Terapia...
No vídeo acima, é possível assistir como seria esse tal monodrama na prática.
Na verdade, a gestalt não é nem uma representação nem uma prática verbal, mas sim uma abordagem experiencial.
Madeline estará trabalhando um sonho de forma monodramática.
O que ela fala sobre o sonho não é uma recordação do passado existente apenas em sua memória.
O que ela fala é uma "re-experiência" de seu sonho de situações inacabadas no presente, no aqui-agora.
Notem que no sonho de Madeline, ela é a única pessoa do sonho. Todos os outros personagens não são pessoas, mas sim objetos e mesmo objetos podem ser usados como personagens dentro do monodrama gestáltico.
Desta forma, ela revive o sonho, primeiramente, a partir de sua perspectiva e depois pela perspectiva de outros personagens como a água ou a estátua. O objetivo dessa prática, diferentemente da psicanálise não é descobrir o porquê do sonho, o que ele significa ou o porquê dele ter se manifestado.
O objetivo da gestalt é reviver cada elemento presente no sonho para que possam ser integrados de forma "não-verbal" e a gestalt possa ser fechada.
Observem também que ela chora bastante durante essa re-experiência.
Como tratava-se de um sonho de quando ela era criança e carregado de forte conteúdo emocional, toda a emoção que antes era inconsciente, que antes compunha o fundo da experiência, agora é trazida para a superfície, experimentada de forma consciente, em forma de figura.
O choro possui uma função catártica, como um elemento de "limpeza" e libertação de algo que antes funcionava como um vazio não experimentado.
Quando todos os elementos e "personagens" importantes da cena são revividos e experimentados, a sensação que fica, como já mencionado, é a de integração... de que aqui-agora aquele sonho que antes incomodava como uma gestalt aberta, finalmente, está como deveria, está como uma gestalt fechada, que já não incomoda e traz uma forte sentimento de bem-estar...
Caso tenham dúvidas, deixem perguntas aqui.
ResponderExcluirSimplesmente adoro Gestalt.
Tem mais videos sobre Gestalt como esse Mike?
ResponderExcluirhttps://www.youtube.com/watch?v=-jRegtOkYQY
ResponderExcluirInfelizmente, são poucos os vídeos originais do Fritz...
Existem outros em inglês sem legendas...
Eu assisti todos dois, e pela observação deu pra pegar alguma das coisas que ele usa, os ganchos de descrever a experiência no aqui-agora para parar de divagar é sensacional, Baixei o Gestalt terapia explicada, é bom?
Excluir
ResponderExcluirSim.
O livro Gestalt-terapia explicada é uma transcrição do que Frederick Perls disse num dos seus workshops, provavelmente na década de 70.
Esse livro, juntamente com A Abordagem Gestáltica, outro livro transcrito, constituem a base teórica que Fritz nos deixou...